segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fictícia Realidade

Mateus estuda no terceiro ano do ensino médio. Todo dia acorda às 5:30 da manhã, se arruma, toma seu ônibus e vai para a escola. Ele está indeciso quanto à escolha de qual faculdade cursar e tem medo de não passar no vestibular.

Caio também estuda no terceiro ano do ensino médio. Todo dia acorda às 6:30 da manhã, se arruma, entra no carro de seu pai e vai para a escola. Ele já decidiu qual faculdade vai cursar e também tem medo de não passar no vestibular.

Mateus tem dificuldades quando faz vestibulares simulados, na escola, não sabe muitas coisas das matérias de física, biologia e matemática. Suas notas na escola são altas e ele provavelmente passará de ano.

Caio faz seus simulados com clareza e consegue boas médias neles. Na escola, tem dificuldades em história e português. Suas notas são relativamente baixas, mas ele acredita que passará de ano.

Os dois têm muitas coisas em comum: são adolescentes; acreditam que podem ser bem sucedidos no futuro; têm sonhos; pensam em seus amigos, suas famílias e em garotas; têm seus ídolos e manias; gozam de boa saúde; moram no Brasil.

O que difere esses dois rapazes é que Mateus estuda em uma escola pública e Caio estuda em um colégio particular.
Isso é um conto fictício, mas qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

 

Esse é um conto que eu criei para um trabalho, sobre educação no Brasil. É bem curto, mas acho que é possível tirar uma lição dele.

Até o próximo post, que eu espero que seja melhor do que esse, mas ando tão sem tempo para escrever aqui... Comentem também!

Nenhum comentário: