quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Prêmio IgNobel


Vocês, pelo menos alguma vez, já ouviram falar sobre o prêmio Nobel, que é entregue a pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade.

O que poucas pessoas sabem é que existe o pêmio IgNobel, uma sátira do Nobel, criado pela revista de humor científico americana  Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável).

 O Prêmio IgNobel tem como objetivo premiar as descobertas científicas mais estranhas do ano. As premiações desse ano, que aconteceram no dia 3 de outubro, um pouco tarde, eu sei foram muito divertidas. Mais informações são encontradas no site da revista, de onde eu traduzi a lista de vencedores.

Eis a lista de vencedores desse ano:

• Medicina veterinária: aos pesquisadores Catherine Douglas e Peter Rowlinson da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, por mostrarem que vacas que têm nomes dão mais leite que vacas que estão sem nome.

 • Paz: dado à equipe da Universidade de Bern, na Suíça, que determinaram - por experiência - se é melhor levar uma pancada sobre a cabeça com uma garrafa cheia de cerveja ou com um garrafa vazia. 

• Economia: aos diretores, executivos e auditores de quatro bancos da Islândia (Banco Kaupthing, Landsbanki, Banco Glitnir e Banco Central da Islândia), por demonstrar que os bancos pequenos podem ser rapidamente transformados em grandes bancos, e vice-versa - e por demonstrar que coisas semelhantes podem ser feitas para toda uma economia nacional.
  
• Química: à equipe da Universidade Nacional Autônoma do México, por criar diamantes a partir de líquidos – especificamente de tequila.
  
• Medicina: Donald L. Unger, de Thousand Oaks, Califórnia, E.U.A., por investigar uma possível causa de artrite dos dedos, por estalar fissuras nas articulações de sua mão esquerda, mas nunca as fissuras nas articulações de sua mão direita - todo dia por mais de sessenta anos. 

• Física:  Katherine K. Whitcome, da Universidade de Cincinnati, E.U.A., Daniel E. Lieberman, da Universidade Harvard, E.U.A. e Liza J. Shapiro, da Universidade do Texas, E.U.A., que, analiticamente determinaram por que mulheres grávidas não tombam com o peso da barriga. 

• Literatura: à polícia da Irlanda, por escrever e apresentar mais de 50 multas de trânsito ao cidadão do país que mais comete infrações - Prawo Jazdy, cujo nome, em polonês, significa “carteira de motorista”. 

• Saúde Pública: Elena N. Bodnar, Raphael C. Lee, e Sandra Marijan de Chicago, Illinois, E.U.A., porinventar um sutiã que, em caso de emergência, pode ser convertido rapidamente em um par de máscaras de proteção, um para o usuário do sutiã e outro paraa ser dado a algum espectador necessitado.

• Matemática: concedido à Gideon Gono, do Banco de Reserva do Zimbábue, por dar às pessoas uma maneira simples, cotidiana de lidar com uma vasta gama de números - de muito pequeno a muito grande - por seu banco ter  notas impressas com denominações que variam de um centésimo (0,01) a cem trilhões de dólares (100.000.000.000.000). 

• Biologia: Fumiaki Taguchi, Song Guofu, e Zhang Guanglei de Kitasato University Graduate School of Medical Sciences em Sagamihara, Japão, por demonstrar que rezíduos da cozinha podem ser reduzidos em mais de 90% de sua massa, usando bactérias extraídas de fezes de pandas gigantes.

Bom, eu achei bem engraçado! Espero que também achem.

Ps: a foto é da entrega do prêmio de química.

Um comentário:

kora koralina disse...

HAHAHAHAHA eu riii!
realmente merecem esse premio! HAHAHA