quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fenômenos Literários Juvenis

Recentemente acabei de ler todos os livros da série e tenho que admitir que fiquei encantada com a história. A criatividade de Stephenie Meyer é impressionante, ela criou um mundo paralelo em contato com o mundo real, fez as pessoas acreditarem que esse mundo paralelo possa existir através de suas mentes. Outra autora que conseguiu fazer isso - e muito bem, diga-se de passagem - foi J. K. Rowling, com seu mundo Harry Potter.

Não há a menor dúvida de que essas duas escritoras revolucionaram a literatura juvenil. Outros autores podem até ter escrito livros "melhores", mas elas conseguiram fazer as pessoas levarem as suas histórias pra fora do papel e para dentro de suas vidas. Revistas, blogs e outros tantos meios de comunicação contribuíram para a transformação desses livros em fenômenos literários juvenis. Com a versão cinematográfica das criações, muito mais indivíduos resolveram ler os livros e se deixar levar pelo enredo envolvente.

Uma pequena dúvida: com a publicação de todos os livros e o lançamento de todos os filmes inspirados nas histórias o sucesso vai acabar? Talvez, um bom livro nunca é dispensado e percorre gerações - até hoje lemos Shakespeare - e os filmes podem sempre ser remontados, se adaptando às mudanças ocorridas com o tempo. Resta saber se nossos descendentes vão gostar tanto dos livros quanto nós e se novos autores - tão criativos ou até mais - surgirão ao long
o desse tempo.

Não me cabe prever o futuro, isto aqui é apenas a minha opinião. Além disso existem muitos outros livros para serem lidos por também e não é bom se entregar ao fanatismo. Ler sobre o que acontece no universo do seu livro favorito é bom, mas não pode se tornar um vício. Encerro aqui esse post, espero que gostem e comentem.


Nenhum comentário: